Montando o visual do seu stand
Um dos tipos de eventos que mais vêm crescendo nos últimos tempos são as feiras. Sejam elas de negócios, exposição de veículos, congressos ou qualquer outra forma de entretenimento.
Uma das alternativas que tem se mostrado mais eficaz é a montagem de stand, que consiste em um espaço criado para que as marcas disponibilizem seus produtos de forma mais atrativa ao público, tendo o papel de representar tal empresa de forma atraente para cativar o maior número de pessoas nesses eventos.
Essas feiras costumam ser segmentadas, atraindo um público específico, que tenha interesse ou certa familiaridade com o evento, na maioria dos casos.
O que você deve saber para montar um stand
Primeiramente, planeje detalhadamente cada passo que deve ser feito desde a ideia até a execução do evento no qual seu stand estará.
A escolha do lugar em que ele será montado é imprescindível. Dê preferência à lugares estratégicos, onde tenha maior fluxo ou concentração de pessoas.
Ele deve ser interativo e se destacar dos demais. Ter criatividade e produzir uma boa comunicação visual é um dos fatores mais importantes.
Opte por cores relacionadas a marca, letreiro luminoso ou até mesmo os tradicionais banners personalizados, aumentando seu alcance e o tornando mais atrativo.
É importante lembrar que conhecer seus concorrentes é tão importante quanto saber quem é seu público-alvo.
Pesquise quem está disponibilizando produtos e atendimentos na mesma linha que o seu, e se o evento no qual montará seu stand tem relação com sua proposta.
A utilização de carpete é uma opção de ótimo custo benefício, pois cobre o piso original do evento no qual o stand está montado e traz um toque mais sofisticado e aconchegante ao espaço.
Totens, balcões e vitrines podem facilitar a demonstração dos produtos disponibilizados.
Invista em materiais de apoio. Junto com um belo design, estantes, mesas e cadeiras podem ser um diferencial entre os concorrentes.
Tenha exposto itens que façam sentido para aquele evento e seu público. É melhor ter pouco para mostrar do que encher o espaço com coisas que podem acabar poluindo o ambiente e destoando de seu objetivo.
Qualidade vale mais que quantidade! Aqui, uma boa alternativa para que seus clientes conheçam outros produtos, seria investir na tecnologia, como o uso de tablets, por exemplo, para que o cliente possa conhecer restante dos produtos da empresa.
Modernize as formas de divulgação da sua marca. Vídeos e podem ser uma boa pedida.
Crie uniformes para os atendentes. Isso facilita a comunicação entre cliente e vendedor.
Garanta que seu stand tenha boa iluminação. Luzes coloridas podem ajudar na comunicação visual e tornar o ambiente mais atrativo.
O visual, por mais importante que seja, não é tudo. Uma boa experiência vale muito mais. Se coloque no lugar de quem estará visitando seu stand e consumindo sua marca. Priorize uma boa experiência.
Certifique-se que seus clientes terão espaço para se locomover.
Tenha em mente um plano B caso algo não saia como previsto. Garanta que tudo esteja em seu devido lugar, mas esteja preparado com ferramentas e utensílios para que qualquer eventualidade possa ser resolvida o mais rápido possível.
Stands mais sofisticados tendem a atrair mais visitas. Outros diferenciais que você pode adotar são:
- brindes e amostras grátis;
- bom atendimento e interação com os clientes;
- atendentes que conhecem bem a marca e estejam aptos à tirar todas as dúvidas que possam surgir;
- apresentações interativas dos produtos oferecidos;
Qual stand escolher?
Existem alguns tipos de montagem de stands sp, e o primeiro passo é identificar qual deles combina mais com a proposta da sua marca.
Alguns dos modelos mais conhecidos são os similares a quiosques, com estrutura metalica mais simples, utilizando prateleiras ou totem promocional como expositores para disponibilizar os produtos ao público.
Os que utilizam estrutura metálica para cobertura costumam ser usados para demonstrações audiovisuais, já que é possível fazer uso de projetores em sua disposição.
O stand de container é mais recente que os demais, tendo um estilo um pouco mais sofisticado. Entretanto, seu espaço é limitado. É usado em sua maioria em ambientes abertos para fazer melhor uso de seu espaço, já que seu tamanho é restrito.
Outra opção é mesclar os estilos para criar uma identidade única que case com o objetivo da empresa e a proposta que deseja apresentar.