Descubra as diferentes funcionalidades de stands
Um stand, ou stands de vendas, é uma estrutura reservada, utilizada por empresas em grandes eventos, como feiras e congressos. Este espaço é uma oportunidade para levar a marca a locais onde ela não é conhecida.
Fazendo com que seja conhecida por novos públicos, criando novas oportunidades de negócios, ou reforçando seu nome nos espaços onde ela já tem tradição.
É possível construir uma estrutura completamente nova, para atender a funcionalidade específicas desenhadas para a participação da empresa no evento.
Ou fazer o aluguel de stand para feira, com uma estrutura menos personalizada e mais padronizada para atender a diversas necessidades.
Montagem e personalização do stand
Ao optar pela construção de um stand, a equipe responsável pela participação da empresa no evento, deve se preocupar com a estrutura que será montada.
Ele precisa ser funcional e atrativo. O ideal é contratar uma boa montadora de stands, que poderá oferecer diferentes opções de mobiliários e formatos.
O projeto do stand para exposição, precisa estar adequado às atividades que serão desenvolvidas pela empresa no espaço.
Se o objetivo da empresa for oferecer atividades interativas, com o público participante do evento, é preciso ter um espaço grande para receber os equipamentos necessários.
Como totens e TVs, que são recursos muito utilizados em atividades lúdicas de eventos. Já as empresas que desejam fazer uma participação mais discreta, com distribuição de folheteria apenas, não precisarão de uma grande estrutura.
A decoração de stands para feiras, é um tópico que precisa de atenção, pois é ela a responsável pela atração do público para o espaço da empresa frente a tantas outras opções.
Investir em equipamentos audiovisuais, mobiliário e em uma boa iluminação, pode ser um diferencial para manter o stand da empresa sempre lotado. A oferta de atividades e de brindes também ajuda a completar os recursos decorativos utilizados.
Quiosque: alternativa para vendas
Em muitos eventos, como as feiras, além da possibilidade de interação da empresa com o público para apresentar serviços, é possível fazer vendas.
Garantindo assim, um retorno imediato do investimento feito na participação. Nesses casos, uma alternativa aos stands, pode ser o uso de um quiosque, que tem uma estrutura mais adequada para vendas.
Pois, consiste em uma estrutura de ilha, que pode ficar localizada no meio de um pavilhão de grandes centros para eventos.
Isso garante uma enorme visibilidade e maior facilidade de interação, uma vez que os possíveis clientes não precisam adentrar o espaço.
Os modelos disponíveis para montagens de quiosques são muitos, podendo ser pequenos ou grandes, para atender às diversas possibilidades de produtos, que podem ser vendidos no local.
O espaço precisa ser funcional, com espaço para exposição dos produtos e para acomodação de uma estrutura básica de vendas, como caixa registradora, sacolas para transporte, etc.
Assim como no stand, a decoração e ambientação do quiosque será responsável por chamar a atenção dos possíveis clientes, que estiverem passando pelo evento a pararem e serem impactados pelo time de vendas.
A arrumação de vitrines e disposição dos produtos pelo espaço, são essenciais para despertar o interesse pelos itens vendidos. A comunicação visual também é fundamental.
Cartazes com destaque para promoções são ótimos chamarizes. Além disso, é possível colocar promotores de eventos circulando pela feira, distribuindo folheteria e convidando os clientes para conhecer o quiosque.
Boas empresas de eventos podem disponibilizar profissionais qualificados, com experiência em grandes eventos, para esse serviço. Um bom modo de chamar a atenção, é ofertar brindes ou fazer sorteios.
Este em que seja preciso comparecer ao local, para algum tipo de cadastro para participar. Outra alternativa, é o pedido de postagem de uma foto no quiosque, usando uma hashtag criada especialmente para o evento.
Isso, além de levar as pessoas ao local de vendas, serve para movimentar as redes sociais da empresa.
Em todos esses casos, é imprescindível que a comunicação visual do quiosque, mais uma vez, esteja impecável, fazendo com que os clientes o identifiquem facilmente.
A participação de empresas em grandes eventos, seja em stands para divulgação da marca ou em quiosques para aproveitar oportunidades de vendas, precisa de um time altamente treinado.
Capaz de atender de forma cortês e simpática aos interessados na empresa ou em seus produtos. Algumas dicas de bom atendimento:
- Ser atencioso;
- Demonstrar interesse na dúvida e em ajudar;
- Sorrir;
- Ser educado;
- Explique sobre os serviços ou produtos da empresa;
Um bom stand ou quiosque, aliado a um bom atendimento certamente serão responsáveis pelo sucesso da participação da empresa em eventos de grande porte.