Como casar gastando pouco
Sem dúvidas, organizar um casamento gastando pouco dinheiro é o objetivo de todos os noivos que estão prestes a se casar.
Afinal, uma festa pode pesar um pouco no bolso, mas com planejamento e organização, é possível economizar e ainda ter uma festa de sucesso.
Comece pelos convidados
Para começar, tenha em mente que nem sempre convidar todo mundo caberá no orçamento. Portanto, liste primeiro a família, os amigos e os colegas mais próximos.
Depois, divida essa lista entre as pessoas mais importantes e as que podem não ser convidadas em caso de aperto.
É com base nos convidados que é possível estabelecer o tamanho da festa e os serviços a serem contratados, como locação de grupo gerador, para que a estimativa de custos seja feita.
Analise os itens para a decoração e bufê
Os itens que têm mais peso no orçamento da festa de casamento costumam ser a decoração e o bufê. No entanto, é possível servir bem os convidados economizando.
Para a decoração, aposte em flores e plantas, sendo a primavera a época em que há maior variedade de espécies e preços acessíveis.
Para complementar, você pode investir em uma tenda cristal, considerando alugar um ambiente novo ou reformado, assim, os gastos com a ornamentação são reduzidos.
No caso da comida, opte pela contratação de um bufê externo, com garçons, e que sirva apenas o coquetel ao invés do jantar completo.
Além disso, é bem mais em conta, e algumas das opções para servir são:
- Porção de salgados;
- Canapés;
- Espetinho de frios;
- Pratos quentes.
No que se refere às bebidas, evite opções como o uísque e sirva espumantes nacionais, além de refrigerantes e sucos, que são mais tradicionais.
Planeje-se financeiramente
Caso seja possível, faça investimentos ou tente pagar com a máxima antecedência e à vista, uma vez que é possível obter descontos com as empresas contratadas.
Se essa não for uma possibilidade, parcele os gastos de modo que eles se encaixem em seu orçamento mensal.
Desse modo, compre o vestido e o terno em um mês, e invista na caixa para transportar bolo no mês seguinte, para não gastar mais do que o necessário em um mês.
Contrate um cerimonialista
A contratação de organizadores de evento e assessoria profissional para se responsabilizar pela organização do casamento pode baratear a festa.
Inclusive, eles mantêm relacionamentos com fornecedores e possuem maior experiência em pesquisas de preços e obtenção de descontos.