Cenografia: como isso pode fazer toda diferença em um evento
O mercado de eventos passa por uma grande transformação e processo de expansão no Brasil.
No cenário corporativo, essa é uma estratégia muito utilizada para fortalecer relações entre sócios, funcionários e empresas parceiras, além de anunciar novos produtos ou fidelizar clientes, para citar alguns objetivos.
A cenografia desses eventos, portanto, impacta diretamente na identidade e imagem da empresa.
Para isso, os eventos precisam ser meticulosamente planejados, com olhar atento aos detalhes, desde a iluminação e o sistema de som às fotografias do acontecimento que normalmente fazem parte da divulgação.
Todos esses aspectos da ambientação definem um evento corporativo e demandam cuidado.
O que é cenografia?
Basicamente, a Cenografia para eventos corporativos é a criação de um cenário que considere perspectiva e represente algum outro ambiente ou busque criar uma atmosfera específica ao local.
Por exemplo, uma empresa de viagens pode tentar criar uma cenografia que simula uma praia, contando com um painel grande com a imagem de uma praia.
Uma iluminação mais amarelada, vasos de plantas com pequenas árvores que lembrem palmeiras e muito mais.
Assim como é possível não representar um lugar, mas passar uma ideia através da ambientação.
Desse modo, uma empresa de jogos para vídeo game pode contar com diferentes recursos, como displays de chão de personagens, sistema de iluminação e uma música típica de algum jogo famoso tocando ao fundo.
Uma boa cenografia deve:
- Chamar a atenção;
- Apresentar uma estética bem definida;
- Ser rica em detalhes;
- Seguir as regras da perspectiva;
- Contar com o logo da empresa divulgada;
- Possuir elementos não-visuais.
Acerca da música, existem muitos casos nos quais uma caixa de som pode melhorar e muito a cenografia.
Geralmente, quando se fala da percepção que temos a respeito de um local, focamos muito na visão.
Mas os outros sentidos também desempenham um papel importante e a audição é um deles.
Músicas são capazes de nos fazer reviver memórias e mudam completamente o clima do stand ou sala em um evento.
Também é fato que as pessoas se demoram mais em locais que contam com música ambiente.
Para isso, não é necessário que a sua empresa possua um sistema de som próprio, basta alugar um Amplificador de Som Profissional para os dias de evento.
Entretanto, antes de contratar esse serviço de locação, informe-se a respeito das regras do evento.
Muitos eventos estipulam um limite de potência pra os aparelhos sonoros, com o intuito de que uma empresa não prejudique a outra com sua música e também para evitar poluição sonora.
Quando se trata de elementos não-visuais, nunca se pode subestimar o poder dos aromas.
O olfato é o sentido que mais está ligado ao afeto e à memória e um cheiro específico pode mudar completamente a percepção sobre um ambiente.
Existem velas aromáticas, incenso, varetas difusoras de cheiro e muitos outros produtos cujo objetivo é mudar o aroma de um ambiente.
Dependendo do tema escolhido e do tipo de cenografia, pode-se investir em aromas mais refrescantes, mais doces, cítricos ou amadeirados.
A importância das fotos
Para se certificar de que seu evento seja bem divulgado é importante se atentar à Fotografia de Eventos Sociais.
Garanta que o cenário seja fotografado de maneira detalhada, com o intuito de colher o melhor do seu investimento e chamar a atenção de potenciais clientes.
Peça ao profissional que fique atento aos detalhes como objetos da decoração.
Que tire fotos panorâmicas mostrando todo o espaço de ângulos privilegiados, além dos habituais retratos de clientes e colaboradores que participem do evento.
É importante sempre contar com fotos profissionais, pois elas dão mais credibilidade à empresa e são uma importante ferramenta de comunicação visual.
Para ter certeza de que se vai adquirir material de qualidade, veja o portfólio do profissional que se vai contratar e busque descobrir sua reputação quanto à pontualidade e tempo de entrega das fotos.
Conclui-se que para o serviço sair como se espera, deve-se contar com a parceria de uma empresa de eventos bem capacitada e comprometida com cada cliente, sempre trabalhando com um atendimento personalizado.
O mesmo vale para o fotógrafo, o locador de sistema de som e de iluminação e todos os colabores envolvidos nessa ocasião.
Faça uma pesquisa de mercado antes de tomar qualquer decisão, prezando não o preço baixo, mas o custo-benefício.