Escolhendo os brindes ideais para o seu evento
Os brindes em eventos são uma excelente maneira de, ao mesmo tempo, agradar o público e fazer o trabalho de divulgação. Eles são uma forma de presentear os convidados, criando afeto.
Quando se trata de um evento corporativo isso ganha ainda mais importância, pois estreita os laços entre a empresa e o público.
Neste artigo, você vai entender como utilizar essa ferramenta e receber as melhores sugestões, sempre pensando na economia.
A personalização
Sempre escolha por um brinde personalizado. Quando você não personaliza o objeto com o logo e o nome da empresa, ele perde sua função como item de divulgação da marca.
A ideia é que não apenas a pessoa se lembre da empresa ao utilizar o produto, mas que quando estiver o utilizando em seu dia a dia seja vista por outras pessoas, que poderão ver o logo e ler o nome da marca.
A personalização também confere mais credibilidade para a empresa.
É necessário que fique claro que a atitude de distribuir os brindes vem daquela companhia, mostrando que ela não se preocupa apenas com o lucro, mas com a satisfação e carinho de seus clientes.
É por meio do afeto que se consegue a fidelidade.
Outro ponto importante, é que o brinde deve ser utilizado. Não escolha brindes apenas decorativos e sem nenhuma utilidade, pois eles não serão mantidos pelo convidado.
Encontrar brindes baratos e úteis é muito mais fácil do que se imagina e você não precisa fazer grandes investimentos para que os brindes tenham o efeito desejado.
Qual brinde escolher?
A maior parte das gráficas oferece serviços de personalização de objetos. Geralmente, esse serviço pode ser realizado de duas formas.
É possível que você leve o design a ser estampado pronto e apenas contrate os serviços de impressão ou você pode chegar à gráfica apenas com uma ideia, um briefing e os designers que ali trabalham o executam.
Independente do modo escolhido, o primeiro passo para a distribuição de brindes é estudar o público-alvo da empresa. O público-alvo é o grupo de potenciais consumidores da empresa e o marketing inteiro é direcionado para ele.
Quanto mais específico for o público-alvo, melhor. Esse conceito engloba aspectos como a idade, o gênero, o local de moradia, o estilo de vida, a profissão e muitos outros. A pergunta que deve ser feita é: “Qual brinde seria útil para esse público?”
Mesmo quando se escolhe um objeto mais padrão, como canecas personalizadas, pode-se alinhar o produto com o cliente por meio da estampa. Se é uma empresa de tecnologia, as canecas podem possuir referências geek (nome dado para a cultura nerd).
Essa é uma dica que vale para diversos objetos. Um chaveiro em formato de halteres para musculação em um evento fitness, por exemplo, pode fazer muito sucesso. Outros exemplos de itens simples que podem ser personalizados são:
- garrafa de água;
- Boné;
- Mochila;
- Chinelos;
- Bloco de notas;
- Mousepad.
Todos esses itens têm funções reais e específicas. O item escolhido deve harmonizar com a área na qual a empresa atua, então a escolha deve ser bem pensada.
Se a sua empresa atua no ramo alimentício, algumas ideias positivas podem ser garrafa de água, copos, aventais para cozinhar, dentre outros.
Ao passo que uma empresa de cursos profissionalizantes pode escolher dar de brinde um bloco de notas personalizado ou um caderno, uma caneta, um estojo.
Algumas empresas escolhem itens que não possuem relação nenhuma com sua atividade-fim e essa falta de coesão é negativa.
Dependendo da estratégia de marketing adotada, os brindes podem ser simples chaveiros personalizados ou carregadores portáteis, pendrives, kits para vinho e outros sofisticados. Grandes empresas, em eventos corporativos exclusivos, escolhem por brindes de maior valor.
Algumas chegam a dar equipamentos eletroeletrônicos de presente. Essa é uma tática muito específica, com o intuito de fazer o cliente, investidor ou colaborador se sentir exclusivo e especial.
Outra questão importante a se pensar é o tipo de evento. Ele é mais despojado ou mais sério? Os brindes podem conter piadas e serem mais divertidos?
Tenha sempre em mente que o brinde é uma parte integrante do evento e não algo externo. As pessoas irão materializar nele as memórias daquela ocasião.
Por fim, a dica é procurar por uma gráfica de qualidade para fazer a personalização. Sobretudo quando a empresa será responsável por fazer o design das estampas, veja trabalhos anteriores antes de fechar contrato.