6 dicas de marketing digital para salões de festas
Embora o marketing e a publicidade estejam próximos, eles não são a mesma coisa, como alguns podem pensar. A publicidade trabalha em prol da difusão de ideias, “fazer algo conhecido” e o marketing abrange todo o comércio.
Marketing digital é mais do que usar a rede como canal para publicidade
Sabendo desses conceitos básicos, podemos falar de marketing digital. É importante entender que o marketing digital, é mais do que publicidade na internet.
Ele envolve todas as técnicas e estratégias do comércio na rede. Por isso, as dicas que iremos ver, vão além da publicidade em si.
Por que é tão importante para o comércio atual de pequeno e médio porte?
Um levantamento feito pela agência We Are Social, mostrou que o brasileiro passa em média, mais de 9 horas conectado a internet por dia.
Sendo que mais de 3 horas são apenas no celular. Através da internet, não é preciso consultar o catálogo (cada vez menos utilizado), nem sair de casa.
Para, por exemplo, achar um salão de festas em Cotia, ainda que se more em uma cidade dos arredores, ou até distante. Basta o salão de festas ter um bom marketing digital.
1. Investir no tráfego orgânico e no tráfego pago
Esses são os dois tipos de tráfego em sites. Sendo o orgânico, relacionado àqueles visitantes que chegam a você, pelos métodos normais e gratuitos (pesquisa nos buscadores, indicação de alguém, por sua página nas redes sociais).
E o pago, aos visitantes que chegam por meio de anúncios pagos nos buscadores, banners digitais em outros sites, anúncios nas redes sociais, etc.
A primeira dica, é investir nos dois, simultaneamente, para que seu espaço para eventos ganhe mais notoriedade por possíveis clientes.
2. Tenha sempre todas as informações necessárias no seu site, página ou rede social
Ainda que você não coloque todas as informações em todos os veículos digitais, disponibilize-as de forma que se possam encontrar essas informações de maneira prática.
O ambiente digital é rápido e dinâmico, então suas informações têm que ser assim também. Muitos clientes, antes de comprar ou fechar negócio, fazem uma pesquisa rápida na internet.
Para saber se há uma melhor opção, seja essa melhor opção. Manter todas as informações mediante contato, quase nunca é uma boa opção.
Se você tem um salão em Santo André, deixe bem claro para a pesquisa: Salão de festa infantil em Santo André.
3. Contato facilitado
Ligado diretamente com a informação anterior. Se o seu negócio depende de contato, para oferecer informações ou orçamentos, facilite esse processo.
O cliente que precisa fechar um negócio rápido, dará prioridade para quem atender suas demandas antes. Amplie as formas de contato:
- Use e-mail;
- Chat virtual no site;
- Resposta em mensagem pelas redes sociais;
- Aplicativos de mensagem;
- Coloque números de telefone no site e páginas.
Muitos clientes, não têm tempo para visitar pessoalmente o local, com o contato virtual, um cliente que queira um buffet para festa de 15 anos no ABC, poderá acessar valores.
Além de informações e até ver fotos, sem precisar sair do trabalho ou de casa para conhecer o espaço.
4. Interaja com os clientes
Um meio de fazer com que seu salão de festas ou buffet casamento seja divulgado, é usando interatividade.
Disponibilize placas com dizeres para os convidados tirarem fotos e coloque o nome da empresa neles, ou utilize uma cabine ou máquina de fotos.
Para os visitantes que as utilizarem possam resgatar as fotos no site ou página de rede social da empresa. Crie e utilize hashtags, para o compartilhamento de fotos e publicações.
5. Faça parcerias com empresas do ramo
Divulgue sua empresa nos sites e páginas, das empresas parceiras e também divulgue o trabalho delas em suas páginas.
Por exemplo: se você tem uma equipe de fotografia como parceira, divulgue o trabalho deles e eles divulgarão o seu.
Na parceria, todos saem ganhando inclusive o cliente, que terá facilidade na contratação.
6. Trabalhe com profissionais
Marketing é investimento, não gasto. Um dono de salão de festas, provavelmente chamará encanadores para consertar um vazamento, ao invés de tentar fazer sozinho.
Isso porque, o salão depende do encanamento em ordem para lucrar. Da mesma forma, se possível, procure uma empresa ou profissional de marketing para cuidar do marketing e publicidade da sua empresa.
As vantagens de contar com profissionais são:
- Maior qualidade e estética;
- Conhecimento e experiência na área;
- Maiores resultados;
- Criação da identidade digital por profissionais;
- Suporte técnico necessário;
- Disponibilizar seu tempo e atenção para outras partes do negócio.